O sargento-mor era o segundo-comandante de um terço de infantaria. A designação do posto mudaria para major já no século XVIII, bem como as responsabilidades de comando. Na verdade, apesar de em alguns exércitos europeus – como o inglês, por exemplo – existir o posto de major, as atribuições daquele oficial eram então diferentes daquelas que viria a ter mais tarde, quando se tornaria comandante de um batalhão (e este passaria a ser uma sub-unidade do regimento). A respeito da evolução de sargento-mor para major, veja-se este artigo de Lagos Militar.
No período da Guerra da Restauração, o sargento-mor tinha funções muito técnicas, as quais já foram abordadas neste artigo. Vejamos o que dizia o projecto de Ordenanças Militares de 1643 a respeito deste posto:
Os cargos de sargentos-mores se hão-de prover em capitães de muita teórica, prática e valor, e quando se façam de terços já formados, se há-de procurar elegê-los dos mesmos capitães que neles houver; há-de ter dois ajudantes cada um, e ajudam aos mestres de campo imediatos a eles, no governo dos terços e a quem toca formá-los, receber as ordens e dá-las, e fazer que se observem todas as mais que devem guardar os oficiais e soldados de cada terço (…). (AIRES, Cristóvão, Historia Organica e Politica do Exercito Português – Provas, vol. IV, Lisboa, Imprensa Nacional, 1908, pgs. 62-63).
A necessidade de haver sargentos-mores experientes nos terços (experiência que podia faltar aos mestres de campo, ou por serem de recente promoção a partir de capitães de cavalos, ou por serem providos no posto devido à sua nobreza, mas sem conhecimento profundo da guerra viva) fazia com que a maioria destes oficiais fosse de origem plebeia. Eram chamados soldados de fortuna, isto é, profissionais das armas, e como tal podiam ser estrangeiros, ainda que súbditos do rei de Portugal. Alguns destacaram-se pela sua qualidade e competência, como os espanhóis Antonio Gallo (reformado em 1643, já idoso e com pouca saúde) e Antonio Sanchez del Pozo (que morreu em combate). Muitas vezes, os terços eram comandados pelos sargentos-mores, devido à ausência dos respectivos mestres de campo. Isto era mais frequene entre as forças milicianas de auxiliares e da ordenança.
É precisamente da obra Regimiento Militar de Antonio Gallo que se retira esta passagem:
El Sargento mayor traerà un baston de quatro palmos y medio, que es el terreno, que el soldado en escuadron ocupa de costado a costado, y le puede servir quando quisiere medir un terreno justo, y no es necessario que el baston tienga hierro, que no agravia al soldado, castigandole con el, que es su insignia. (pg. 28 v)
Já perto do final da Guerra da Restauração, um relatório inglês elogiava a competência e combatividade dos sargentos-mores portugueses. O elogio é de salientar, numa época em que a apreciação (ou depreciação) dos estrangeiros era condicionada por muitos preconceitos e algum desprezo.
Imagem: Infantaria em progressão. O controlo da formação no terreno era uma das tarefas do sargento-mor. Reconstituição histórica da Guerra Civil Inglesa, Kelmarsh Hall, 2007. Foto do autor.
Pingback: Postos do exército português (13) - o mestre de campo « Guerra da Restauração
Ao Sargento-Mor [Major] cabia em geral a administração da unidade.
Já agora, deixo mais um post que coloquei no meu blog sobre o assunto.
http://lagosmilitar.blogspot.com/2008/09/conde-lippe-o-sargento-mor-e-o-fidalgo.html
Ola amigos.
Sou militar do Exercito Brasileiro, estou atualmente realizando um curso na Academia de Sargento-Mor dos Estados Unidos (United States Army Sergeants Majors Academy). Estou realizando uma pesquisa sobre a origem dos postos e graduacoes do meu pais, comparando com as do Exercito dos Estados Unidos.
Gastaria de sanar algumas duvidas entre os postos de sargento-mor e major do Exercito Portugues e dos Estados Unidos.
Quando aqui cheguei, verifiquei que as atribuicoes dos sargentos mais antigos do Exercito Norte-Americano, no caso do Sargento-mor, sao muito semelhante as atribuicoes exercidas pelo major no Exercito Braileiro.
Devido a isso Pergunto: Quais as atribuicoes exercidas pelo sargento-mor no Exercito Portugues? Ha alguma semelhanca com as atribuicoes exercidas no Exercito Ingles?
Atenciosamente.
Leidimar da Cruz Mendes
Caro Sr. Leidimar da Cruz Mendes, responderei à sua questão por mail particular.
Com os melhores cumprimentos.