Agradeço a todos os leitores, e em especial aos amigos que aqui têm colaborado, enviando documentos e pequenos trabalhos e apontamentos, mantendo um frutuoso intercâmbio sobre este tema da História dos Povos Ibéricos. Um bem haja a todos!
Imagem: Um dos painéis do biombo dos Viscondes de Fonte Arcada. Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
Parabéns, não me tinha apercebido da coincidência! Que o blogue Guerra da Restauração continue com os interessantes textos e imagens sobre esse tempo tão conturbado e interessante da nossa História.
Confesso que não sabia da existência do biombo dos Viscondes de Fonte Arcada. Consegui ler parte da inscrição, mas o nome da povoação escapa-me “Tomada da Vil/a Nova de…”?
Cumprimentos
Caro Jorge M
Obrigado pelo seu comentário.
O biombo, exemplar de arte sino-portuguesa (o que já de si é intrigante, dado o tema geral a que se subordinam os painéis que o constituem), terá sido encomendado por Pedro Jacques de Magalhães, 1º Visconde de Fonte Arcada e cabo de guerra durante a Guerra da Restauração. O nome da povoação na inscrição deste painel é “Vila Nova del Rei”, o que corresponde a Villanueva del Fresno, mais conhecida após a sua tomada pelos portugueses por Vila Nova de Portugal.
Cumprimentos