Decorreram no passado dia 28 de Junho as 4.as Conferências Internacionais de Elvas 2019, organizadas pela AiaR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Respondendo ao honroso convite da organização, foi com imenso gosto que apresentei uma comunicação, como as demais subordinada ao tema “Alentejo Restaurado”.
Foi uma oportunidade para rever estimados amigos e colegas, a quem aproveito para, de novo, saudar: Coronel Engenheiro José Paulo Berger, Dr. Carlos Sánchez Rubio, Dr. Edwin Paar e Tenente-Coronel Abílio Lousada; sem esquecer o estimado amigo Dr. Julián García Blanco, que esteve presente como espectador nas Conferências e me deu a conhecer o seu trabalho mais recente: “Nación y Fidelidad en la Raya: el caso de João Dias de Matos” – um excelente artigo que vem contribuir para o aprofundamento do tema das identidades durante a Guerra da Restauração.
Um agradecimento aos restantes conferencistas, em particular ao Dr. António David Duarte, autor de Linhas de Elvas – Prova de Força (Tribuna, 2003), que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que no dia 29 nos guiou numa explicação “no terreno” sobre os principais incidentes da batalha travada a 14 de Janeiro de 1659; e ao Eng. Jacinto César, pela agradável e bem humorada visita guiada (nocturna) ao Forte de Nossa Senhora da Graça. Agradecimentos que estendo à Drª. Patrícia Monteiro. que apresentou uma muitíssimo interessante comunicação sobre a Arte em tempo de guerra – e com muitas e oportunas referências aos processos e momentos da conservação do património; e ao Prof. Dr. Miguel Ángel Melón Jiménez, que nos trouxe um estudo sobre a influência to teatro de guerra do Alentejo nos confrontos entre Espanha e Portugal (1664-1801).
Na tarde do dia 29 de Junho, na Casa da Cultura de Elvas, foi lançado o livro Glórias e Desaires da História Militar de Portugal, obra da autoria do Tenente-Coronel Abílio Lousada. A apresentação foi feita pelo Coronel Joaquim Rodrigues Bucho, Director do Museu Militar de Elvas.
A terminar, endereço saudações e um agradecimento muito especial aos amigos Arq. Carlos Correia Dias e Dr. Nuno Grancho, com a promessa de voltar em breve.
Fotos:
– padrão comemorativo da batalha das Linhas de Elvas, local de reunião para ouvir a explicação dos incidentes levada a cabo pelo Dr. António David Duarte, com a preciosa colaboração do Arq. Carlos Correia Dias.
– momento da apresentação do livro Glórias e Desaires da História Militar de Portugal, com o Cor. Joaquim Bucho, Arq. Carlos Correia Dias e TCor. Abílio Lousada.
Muito obrigado pela informação. Gostaria de ser avisado com antecedência, para estudar a possibilidade de participar em iniciativas como esta. Muito grato
Manuel Braga da Cruz
Caro Professor Doutor Manuel Braga da Cruz,
Muito agradeço o seu comentário.
Terei em consideração a sua solicitação a respeito de futuras iniciativas.
Com os melhores cumprimentos,
Jorge P. Freitas.