“La Guerra de Portugal (1640-1668)”, de Enrique Sicilia Cardona – uma obra recém-lançada em Espanha sobre o conflito peninsular do século XVII

O professor Enrique Sicilia Cardona lançou recentemente – para ser mais exacto, durante o mês de Abril – o seu livro La Guerra de Portugal (1640-1668), através da Editorial Actas, de Madrid. Trata-se de uma obra muito importante para ampliar o conhecimento sobre a Guerra da Restauração.

O livro, que pode ser adquirido directamente através da editora ou encomendada em sites online, tem uma estrutura que cobre praticamente todos os aspectos do conflito seiscentista. Abre com os antecedentes da guerra, debruçando-se em seguida pelo estudo dos teatros de operações: as fronteiras, o clima, as linhas de comunicação e aprovisionamento, a tipologia das operações de guerra, a inteligência militar, a dimensão dos exércitos e as fortificações. Passa, depois, a tratar da organização e do armamento dos exércitos, antes de entrar na parte mais extensa: a das fases da guerra, com o estudo das principais batalhas e combates, sem esquecer o enquadramento no contexto internacional. De realçar igualmente os anexos, com variada informação biográfica sobre os principais intervenientes no conflito.

Em suma, uma obra que recomendo vivamente, cuja capa se reproduz acima. O vídeo promocional é apresentado no final deste artigo.

Aproveito, a terminar, para agradecer ao professor Enrique Sicilia Cardona a gentileza de me ter enviado o original para consulta, antes ainda da sua publicação.

6 thoughts on ““La Guerra de Portugal (1640-1668)”, de Enrique Sicilia Cardona – uma obra recém-lançada em Espanha sobre o conflito peninsular do século XVII

    • E, claro, muito obrigado ao Professor Freitas pela sua boa opinião sobre o meu ensaio. Vindo dele, isso é um elogio e tanto. Por outro lado, este blogue, não tenho dúvidas, é excelente. Graças aos meus leitores portugueses, meus irmãos peninsulares.

  1. Caro Senhor Professor. Peço a fineza de me indicar qual a melhor maneira de adquirir a sua obra. Aguardando a sua resposta, sou atenciosa e respeitosamente ao dispor.

    Carlos Coutinho

    • Buenas tardes, Carlos:
      Lo mejor, seguramente, sea por aquí…

      O, si vive usted más o menos cercano a alguna población importante española, en cualquier librería histórica o en grandes almacenes tipo FNAC, CASA DEL LIBRO, EL CORTE INGLÉS, etc.

      MUCHAS Gracias por su interés.
      Pd. La encuadernación es en tapa dura y con un papel en alto gramaje.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s